
Os 7 chakras – Cores e significados
Os 7 chakras – Cores e significados
Um pouco de história
Antes de mais nada para entrar no assunto sobre os 7 chakras – cores e significados devemos ter uma breve noção sobre o que são um pouco de sua história.
De acordo com antigas escrituras sagradas do hinduísmo os 7 chakras são centros energéticos distribuídos pelo corpo, se comunicam por canais chamados “Nadis” por onde passa nossa energia vital.
A princípio nos textos sagrados no hinduísmo, existem informações que em nosso corpo existem mais de 80 mil desses centros energéticos. Os mais importantes são os sete chakras localizados ao longo da coluna vertebral e formam um conjunto que contempla as sete principais glândulas do sistema endócrino.
Assim, para que haja harmonia no corpo é preciso que os chakras estejam alinhados e equilibrados. Podemos atingir esse equilíbrio através de diversas formas que nem sempre estão relacionadas ao hinduísmo.
Desse modo temos o reiki, a yoga, a meditação, a terapia com cristais e a cromoterapia como práticas populares que aliadas ao conhecimento dos 7 chakras suas cores e significados podem ajudar em nosso desenvolvimento espiritual.
Os 7 chakras
Sahasrara – O Sétimo chakra
É representado na tradição indiana por uma flor de Lótus de mil pétalas e quanto maior o número de pétalas maior poder tem o chakra. Dessa forma é entre os 7 chakras o que tem maior poder sobre o organismo.
O Sahasrara é o chakra responsável pela irrigação energética do cérebro e lidera o ser humano para um poder e conhecimento além da compreensão normal. Nele se travam as constantes lutas entre o ego e suas manifestações. Quando está em equilíbrio permite alcançar o nirvana pessoal e espiritual.
Suas cores são o violeta, o branco e o amarelo e do mesmo modo pode ser representado pelas cores do arco-íris. Também é chamado de chakra da coroa, seu animal simbólico é uma cobra e todos o elementos guiam Sahasrara.
Ajna – O sexto chakra
É representado por um lótus índigo com 2 pétalas e seu símbolo geométrico é um círculo alado. Ajna é o sexto chakra e também é conhecido como o terceiro olho. Entre os 7 chakras é o que está ligado ao campo psíquico do ser humano e atua sobre os elementos, funções e outros chakras do corpo.
As duas pétalas de lótus representam os vrttis, propensões, da mente que são controladas pelo chakra. O Sadhaka (aspirante) tem de discriminar e escolher entre Para, o conhecimento espiritual e Apara, o conhecimento mundano. Sua cor é o índigo (azul).
O Ajna é responsável por ativar a intuição e a sabedoria sendo portanto o lugar por onde a pessoa recebe o conhecimento do passado, presente e futuro, se bem desenvolvido ele pode ajudar a desenvolver a clarividência.
Vishuddha – O quinto chakra
O Vishuddha, é representado por um lótus azul com 16 pétalas que representam os vrttis, propensões, da mente que são controladas pelo chakra. Está relacionado à nossa capacidade de expressão (corporal e verbal), capacidade de aprendizagem e maturidade.
Também é conhecido como o chakra da garganta: o primeiro centro de energia espiritual da parte superior do corpo, reúne as energias associadas à voz, à fala e aos pensamentos estruturados. Seu elemento é o ether e um elefante branco é seu animal simbólico.
Entre os 7 chakras, é no Vishuddha onde se inicia o processo de transcendência, que nos torna mais livres dos desejos mundanos e aproxima o Sadhaka do caminho do conhecimento total.
Anahata – O quarto chakra
O Anahata é o chakra do coração, ele coleta a energia sutil das emoções. Está localizado entre os três chakras inferiores ligados as funções corporais e aos três chakras superiores ligados ao espírito.
O Anahata é representado por uma flor de lótus de 12 pétalas. Das cores a sua é o verde (para cura e energia vital), seu elemento é o ar e uma estrela de 6 pontas é seu símbolo geométrico.
Dos 7 chakras ele é o que representa amor, ternura, compaixão e fé na humanidade. É considerado o canal de movimentação dos sentimentos e o mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Quando ativado aprimora a compaixão, a espiritualidade e o crescimento.
Manipura – O Terceiro chakra
Entre os 7 chakras o Manipura é o último dos três chakras inferiores associado ao funcionamento fisiológico de acordo com o sistema de energia dos chakras.
O Manipura coleta a energia vital associada ao seu elemento, o fogo e à luz solar, é representado uma flor de lótus de 10 pétalas. Sua cor é o amarelo e um triangulo é seu símbolo geométrico.
Também conhecido com chakra do Plexo Solar está localizado na região do umbigo e, dessa forma, tem um papel importante na distribuição de energia pelo corpo.
Esse chakra tem papel fundamental no desenvolvimento da personalidade, força de vontade, autocontrole e também concentra a energia do poder pessoal, da comunicação entre mente e corpo físico.
Swadhisthana – O segundo chakra
O chakra sacral, Swadhisthana é representado por um lótus laranja com 6 pétalas. Seu símbolo geométrico é uma lua crescente e seu elemento a Água. O chakra sacral é o segundo chakra e representa fertilidade, sensualidade e criatividade e é responsável pela energia sexual.
Ele se localiza na região do baixo ventre, virado para a frente com correspondência nas costas. Juntamente com o chakra Muladhara (Raiz), com que tem estreita ligação ele também é responsável pela vitalização do feto em formação.
Dessa forma esse chakra quando adormecido, influencia os desejos cotidianos. Detém a energia mais potente do corpo humano e está ligado à sobrevivência, procriação, relacionamentos.
Muladhara – O primeiro chakra

Você também pode se interessar: Estilos de Reiki