
Kundaliní Yoga – A yoga da consciência
Yoga é uma prática milenar de conhecimentos de origem indiana e foi sintetizada pelo sábio indiano Patañjali no Yoga Sutra há aproximadamente 2 mil anos. A palavra Yoga tem origem no sânscrito na palavra “yuj” que tem o significado de “unir” ou “integrar”.
O Yoga Sutra é uma coleção de afirmações que funcionam e está dividido em quatro capítulos que tratam do método do Yoga para libertar o praticante das transformações materiais e da morte, devolvendo-o à sua natureza autêntica.
O Yoga Sutra também delineia o sistema composto de 8 membros e que é conhecido como Ashtanga (Aṣṭāṅga) Yoga (ashta= oito, anga= membro), são elas: Yama, Niyama, Āsana, Prānāyāma, Pratyāhara, Dhāranā, Dhyāna e Samādhi.
Existem no universo Yogi e Hindu várias teorias relacionadas à energia corporal e sobre os efeitos desta energia sobre a nossa vida.
Como exemplo temos os chakras, que podem estar relacionados com diversos aspectos de nossa existência. Se os chakras não estiverem em harmonia podem contribuir para o aparecimento de doenças.
Esses fluxos energéticos têm grande importância para o nosso equilíbrio, e uma das energias mais importantes é a Kundaliní. O termo é feminino, deve ser sempre acentuado e com pronúncia longa no “í” final. Por ser considerada sagrada, muitos grafam o nome com “K” maiúsculo.
Kundaliní Yoga é chamada de yoga da consciência. É considerada uma das mais completas tradições de yoga e um estilo de yoga que une de maneira equilibrada a prática física à prática meditativa, buscando harmonia entre corpo, mente e espírito.
Kundaliní Yoga é uma técnica que foi sistematizada por um mestre indiano e trazida ao ocidente em 1968. Tem como base o conhecimento milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, despertando e fazendo subir a Kundaliní pela coluna vertebral ativando os chakras.
Kundaliní Yoga trabalha misturando e unindo a energia cósmica (prana) com a energia de eliminação (apana) gerando assim uma pressão que força a subida da Kundaliní através da coluna. Kundaliní Yoga utiliza para isso uma ampla gama de séries de exercícios (kriyas) com objetivos ou benefícios determinados, consistentes de exercícios com posturas (āsana), posturas de mãos (mudras), práticas de respiração (prānāyāma), entoação de mantras, meditações e sequências de repetições de movimentos.
COMO PRATICAR A KUNDALINÍ YOGA?
A prática da Kundaliní Yoga é composta por 4 fases. Incluem-se nesta ordem: aquecimentos, uma série de āsanas (kriyas) com tema específico, seguidos por um relaxamento e uma meditação. Os exercícios (kriyas) são feitos em sequência de várias posturas de forma repetitiva, acompanhados de respirações vigorosas e profundas, e às vezes entoando mantras com posições das mãos (mudras).
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA KUNDALINÍ YOGA?
A Kundaliní Yoga praticada regularmente traz equilíbrio para o corpo, para a mente e para a alma, além de proporcionar um aumento na resistência e no desempenho físico e mental, proporcionando um profundo bem-estar, além de promover a autoconfiança, atitudes positivas e força interior para lidar com os desafios diários.
QUEM PODE PRATICAR A KUNDALINÍ YOGA?
Para praticar a Kundaliní Yoga não é necessário que o praticante seja jovem, tenha excelente capacidade de alongamento, seja magro ou qualquer outra qualificação. Ela é composta por exercícios acessíveis a todos. As técnicas ensinadas no Kundaliní Yoga podem ser praticadas por crianças, jovens, idosos e pessoas com limitações físicas ou mentais.
Quer saber mais? Tem um e-book grátis aqui pra você!
É só clicar na imagem para baixar e descobrir mais sobre os benefícios da Kundaliní Yoga.
Você também pode gostar: Os 7 Chakras -Cores e significados
Os comentários estão fechados.