Jejum à base de sucos para perder peso funciona?

Jejum à base de sucos para perder peso funciona?

06/02/2021 Off Por Admin

Tradicionalmente, as dietas com sucos têm sido usadas para fins de desintoxicação. Os princípios por trás do jejum à base de sucos para perder peso são diretos e fazem sentido, mas são projetados apenas para um curto período de 2-3 dias no máximo.

Ao consumir sucos frescos por um período de tempo, você naturalmente se abstém de gorduras, carboidratos processados e açúcares refinados, bem como de substâncias como café e álcool.

Como resultado, isso é extremamente benéfico para limpar o fígado e os rins e seus sistemas relacionados, incluindo todo o trato digestivo. Acredita-se também que, dando ao sistema digestivo um “descanso” das fibras, a digestão é mais fácil e os nutrientes podem ser absorvidos com mais eficiência.

Recentemente, muitas afirmações ousadas foram feitas sobre jejum prolongado de sucos, como combate a doenças, destruição de radicais livres, queima de gordura e resultados para o alívio da dor. No entanto, muitas dessas afirmações ainda precisam ser apoiadas por qualquer pesquisa confiável.

O jejum à base de sucos é a solução adequada para perder peso?

O jejum à base de sucos para perder peso não é uma solução de longo prazo. É uma solução de curto prazo para um problema de longo prazo que pode, em algumas situações, resultar em complicações indesejadas.

Basicamente a prática consiste em “beber alimentos”, principalmente frutas, vegetais e ervas. Incorporado a uma dieta saudável, fazer sucos é uma ótima maneira de aumentar os níveis de energia e consumir nutrientes extras. Uma receita popular perfeita para começar o dia inclui beterraba, aipo, cenoura, maçã, gengibre e hortelã.

Certamente você irá perceber a perda de peso ao fazer esse tipo de jejum, mas não é garantido que qualquer gordura real seja queimada. Em vez disso, você até corre o risco de perder massa muscular devido à ausência de proteínas na dieta. Você também corre o risco de desacelerar seu metabolismo, o que significa que quando você retoma uma dieta normal, menos energia será queimada e potencialmente mais gordura será armazenada imediatamente após o período de jejum.

Esses problemas podem ser combatidos consumindo sucos com mais frequência (a cada 2-3 horas) e equilibrando seus sucos com a adição de proteínas, seja na forma de suplementos em pó ou de fontes naturais, como leite de amêndoa ou iogurte natural.

 

Alto teor de carboidratos e alto teor calórico

Os sucos também podem ser surpreendentemente ricos em calorias, especialmente quando são predominantemente frutas. Isso se deve ao seu alto teor de carboidratos.

O processo de preparo de sucos de frutas e vegetais também pode remover alguns de seus benefícios naturais, particularmente preocupante é a ausência de fibras. Uma vez que o volume físico, principalmente a fibra, é removido, os açúcares restantes formam uma porcentagem muito maior na preparação final.

Se for adotado como um forma de revitalizar e purificar a curto prazo, o jejum à base de sucos pode ser uma parte positiva de um estilo de vida saudável, especialmente quando combinado com uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares.

Como solução para redução de peso a longo prazo, no entanto, é um processo que não pode e não deve ser mantido por longos períodos. Inicialmente, pode ocorrer uma drástica perda de peso, porém pouco será feito para a manutenção do peso a longo prazo.

Se você decidir experimentar um jejum à base de sucos para perder peso, deve primeiro consultar um profissional de saúde e discutir quaisquer riscos potenciais individuais.

O suco não é recomendado para pessoas que sofrem de diabetes e doenças cardíacas, nem é adequado para mulheres grávidas ou amamentando.

Sempre inclua uma ampla seleção de frutas e vegetais, bem lavados antes do uso e, sempre que possível, escolha produtos orgânicos para eliminar o consumo concentrado de pesticidas, herbicidas e fertilizantes (principalmente em verduras).

 

Você também pode gostar: Café verde e seus benefícios para a saúde.

 

Consultoria:

Rosângela S. Barreto

Nutricionista – CRN7 2421